atividades
profissionais

2022
Professora Assistente do Curso de Design gráfico da FACHA

2021
Sócia da Editora Rebuliço

Desde 2017
Professora Assistente II no  Ibmec
Curso de Comunicação Social (PP/JN)  

2010-2013
Professora do curso de Design gráfico da Fatec-Senac

De 1998 a 2021     
Sócia do Studio Creamcrackers Design
Design editorial, embalagem, identidade corporativa; Coordenadora da área de
Design Editorial.

1996-1998
Designer Assistente A3 Programação Visual/ 19 Design. Rio de Janeiro RJ.

1995
Designer Inove Design. Curitiba PR.

Currículo Lattes
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=102B17D09900F10ACF762E48B2094088#

artigos e livros publicados

Artigos publicados
2016
A Maçã e o lado obscuro de Humberto de Campos, o Conselheiro X.X. Revista da                 Academia Carioca de Letras.

2005
Pesquisa histórica em design: essencialmente interdisciplinar. Portal DesignBrasil                 www.designbrasil.org.br.

2003
A Maçã: manifestações de design no início do século XX. Communicare (São Paulo)

Livros publicados
2018
Guia prático de design editorial: criando livros completos, 2a Ed. Rio de Janeiro: Editora Senac.

2016
A Maçã – o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina         no início do século XX. Rio de Janeiro: Senac RJ

2014
Humberto de Campos: Renascendo 80 anos depois. Org. Rio de Janeiro: Tinta Negra

2013    Guia prático de design editorial: criando livros completos, Teresópolis: 2AB editora.

Livros ilustrados publicados em coautoria
2014
O Bolo. Hellenice Ferreira, ilustrações Aline Haluch. Rio de Janeiro: Flores Ilimitadas.

2013
Essas mulheres são umas gatas. Angélica Lopes, ilustrações Aline Haluch. Rio de Janeiro:            Tinta Negra.

2013
Mensagem para o rei. Christina Dias, ilustrações Aline Haluch. Rio de Janeiro:
Escrita Fina Edições.

2012
Para minha professora, com gratidão. Dailza Ribeiro, ilustrações Aline Haluch. Rio de            Janeiro: Escrita Fina Edições.

2012
Fra, fre, fri, fro, fruta!. Mirna Brasil Portella, ilustrações Aline Haluch. Rio de Janeiro:             Escrita Fina Edições.

2011
A lenda do alecrim. Hellenice Ferreira, ilustrações Aline Haluch. Rio de Janeiro:
Escrita Fina Edições.

Capítulos de livros publicados
2005
A Maçã e a renovação do design editorial na década de 1920, in Cardoso, Rafael (org.)            [2005]. O Design Brasileiro antes do Design, São Paulo: CosacNaify.

premiações

2017
Trabalho selecionado para a 12a Bienal Brasileira de Design Gráfico ADG. Categoria Projeto Editorial com o livro A Maçã – o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século XX, publicado pela editora Senac RJ.

2016 
Trabalho escrito selecionado para a exposição 30o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira  com o livro A Maçã – o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século XX, publicado pela editora Senac RJ.

2005
Melhor trabalho escrito O design brasileiro antes do design. Capítulo A Maçã e a renovação do design editorial na década de 1920. 19º Prêmio Museu da Casa Brasileira.

2003
Finalista do Prêmio Intercom de melhor dissertação de mestrado. Congresso Intercom, Belo Horizonte-MG. Artigo publicado na revista Communicare.

1994
Concurso Nacional de Imagem Gráfica para o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara em parceria com André Beltrão: Trabalho Classificado para Exposição e publicado no livro O Perfil do Rio, de Isabella Perrota.

1994
Concurso Nacional Jovens Designers - Série Projeto - Menção: Processador de resíduos recicláveis. Bienal Brasileira de Design

1993
7º Prêmio Bom Design - Série Acadêmica - Melhor projeto acadêmico: Processador de resíduos recicláveis. APD-PR


Minha trajetória profissional, iniciada ainda como estudante de design na Universidade Federal do Paraná, sempre permitiu que houvesse espaço para a reflexão sobre o universo que abrange a atuação profissional do designer. Com esse pensamento iniciei meu mestrado na Puc-Rio em 2000, onde tive o prazer de me aprofundar na área editorial e na História do design/História do design brasileiro. Sem nunca ter deixado de exercer minha profissão, as reflexões acadêmicas só enriqueceram minha prática profissional.  

Acredito que o designer que opta em ser também professor deve estar atento ao mundo e atualizado tecnicamente para poder falar de “igual para igual” com seus alunos.
Sou designer, formada na Universidade Federal do Paraná, mestre em design pela PUC-Rio, artista visual e ilustradora.

Ainda na universidade coordenei o 1o Encontro Nacional de Estudantes de Design em 1991, o Ndesign, com os amigos Naotake Fukushima, Miriam Zanini e Ken Fonseca.

Há mais 20 anos desenvolvo projetos de design editorial, que abrangem publicações completas, capas de livros, ilustrações, projetos gráficos e diagramações.

Lecionei no curso de graduação tecnológica em Design gráfico da Fatec – Senac-RJ por dois anos, onde adquiri experiência docente e no curso de pós graduação em Design Editorial do IED-RJ – Istituto Europeu di Design.

Buscando aprimoração artística, fiz o curso Diário Gráfico com Renato Alarcão e, a partir daí, voltei a desenhar, iniciando um caminho paralelo ao design, o da ilustração para livros adultos, infantis e infantojuvenis. Ilustrei A lenda do Alecrim, Fra, Fre, Fri, Fro, Fruta! e Para minha professora, com gratidão!, entre outros, editados pela Escrita Fina edições.

Ministrei o workshop Design Editorial no Studio Creamcrackers, na 2Ab Escola de design e inovação, no Polo Criativo e na Redhook School em Curitiba. Em 2013 publiquei a primeira edição do Guia prático de  design editorial: criando livros completos, pela 2Ab editora, e em 2018 a sua segunda edição pela Editora Senac; resultado da experiência acumulada dos anos de trabalho e dos cursos realizados.
Publiquei o ensaio A Maçã - Renovação editorial na década de 1920 no livro O design brasileiro antes do design, organizado por Rafael Cardoso e editado pela Cosac Naify.
Em 2016, após 3 anos de edição, publiquei o livro A Maçã – o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século XX, pela editora Senac. O livro é um resumo da minha dissertação de mestrado e foi selecionado para a exposição de melhores trabalhos escritos no 30o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Em 2017 A Maçã foi selecionado para a 12a edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG.

Em 2020, participei da Mentoria para novos artistas e desenvolvedores, ministrado pela artista visual Hannah23.

Nasci em Curitiba em 1969 e moro no Rio de Janeiro desde 1996, sou mãe do Tito e do Miguel.