Série Mappa do Coração

Em janeiro de 2020 encontrei uma ilustração do fim do século XIX/início século XX, intitulada Mappa do Coração, era um cartão postal. A ilustração traz o desenho de um coração na configuração de um mapa, com várias regiões de sentimentos  – incluindo a Zona Quente, a Serra dos Sonhos, a Lagoa dos Prantos, a Zona Fria e a temida Ilha do Desprezo. Há sentimentos externos (boiando no mar) e internos (na terra firme - ou o coração propriamente dito). Os sentimentos se misturam nas regiões do mapa, na parte superior ficam concentrados os sentimentos sublimes; na região central, os medianos e na parte inferior os sentimentos mais sombrios.
A partir dessa ilustração como inspiração, iniciei a série  Mappa do Coração, onde realizo, em técnica mista, vários mapas onde meu coração aparecerá em diferentes estados. Com a configuração de um mapa construído a partir das duas cidades do meu coração (Curitiba e Rio de Janeiro), investigo novas relações de sentimentos, influenciando diretamente a configuração formal e cromática dos mapas.

mapa do coração.jpg

A série Mappa do Coração nasceu na Mentoria para novos artistas e desenvolvedores ministrado pela artista @Hannah23. A série foi inspirada num cartão postal português do início do século XX e investiga os diversos sentimentos que podem permear nossos corações em diferentes momentos da nossa vida.